Capa do episódio: Nazismo e Nazistas no Brasil com Felipe Abal

Episódio #042 - Sobre nazismo e nazistas no Brasil

| em Drops

O período entre 1920 e 1945 ficará marcado para sempre na história da humanidade como o regime nazifascista. O nazifascismo foi uma doutrina política totalitária, nacionalista, anticomunista e é responsável pelo mais conhecido genocídio da história.

Nessa época, o Brasil temia uma grande revolução comunista no país e seu então presidente Getúlio Vargas admirava algumas posições do regime nazifascista. Foi tamanha a admiração que o Brasil só entrou em guerra contra o Eixo próximo ao seu fim em 1942, tendo o Brasil prestado visitas a campos de concentração anteriormente.

Neste episódio conversamos com Felipe Cittolin Abal (Universidade de Passo Fundo – UPF) para entender sua pesquisa sobre a história de dois ex-agentes da Schutzstaffel (SS) que se abrigaram no Brasil. Gustav Wagner foi subcomandante no campo de extermínio em Sobibor, enquanto Franz Stangl havia sido comandante dos campos de extermínio de Sobibor e Treblinka e mais tarde viria a trabalhar na Volkswagen do Brasil.

Franz Stangl foi um dentre vários nazistas na América Latina

Felipe explica que Franz Stangl monitorou os funcionários para que cooperassem com o regime militar brasileiro na Volkswagen do Brasil. Porém não se tem certeza de que a empresa conhecia o passado do austríaco.

Conversamos também sobre a trajetória de Gustav Wagner antes e depois de sua fuga ao Brasil, como foi reconhecido anos depois por uma de suas vítimas e como se deu seu processo de extradição que custou anos, muitos esforços e nunca foi concluído.

Junte-se a Antonio Marinho (Tonho), Carol Lacerda (10° dan do Kumon), Fabio Neves (Dalton) nesta conversa com Felipe Abal, doutor em história pela Universidade de Passo Fundo, para entender melhor como ocorreram estes processos e aprender sobre diversas outras curiosidades sobre nazistas que fugiram para a América Latina após a Segunda Guerra Mundial.

Comentado neste episódio